ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

etc…?

1. O Jornal/Revista etc. tem como princípios:
a] afirmação da identidade do agrupamento;
b] partilha de conhecimentos e atitudes;
c] abertura a outras experiências e identidades;
d] desenvolvimento da criatividade da comunidade educativa;
e] aproximação dos diversos ciclos de ensino do agrupamento;
f] ferramenta de democratização da escola.
2. «Et cetera (também et cœtera ou et coetera), de forma reduzida etc., é a expressão de origem latina que significa “e os restantes” ou “e outras coisas mais”. É normalmente utilizada no fim de uma frase para representar a continuação lógica de uma série ou enumeração. Por exemplo: “Para escrever um bom artigo, deve-se tomar cuidado com a redacção, ortografia etc.”» (in Wikipédia).
3. Pretende-se que o jornal do agrupamento seja uma continuidade do agrupamento no processo de partilha e de afirmação das actividades, desta forma o nome etc… tem esse caris de continuação.
4. Etc. é uma expressão que substitui uma série de exemplos, demonstra uma atitude de simplificação, perante a enumeração exaustiva. Procura-se, com este projecto, uma retórica mais jovem que atrai os principais leitores do jornal escolar (alunos), desta forma a expressão etc. enquadra-se mais no vocabulário preferido pela juventude, onde abunda a redução de letras para expressão de ideias e sentimentos.
5. A expressão Etc. utiliza-se muitas vezes na substituição da continuidade de elementos que vão ilustrar uma ideia. Pretende-se um jornal mais emotivo, procurando linguagens mais imagéticas onde a fotografia e a ilustração tem um grande protagonismo (visto que parte dos alunos do agrupamento ainda não sabem ler – pré-escola e 1º ciclo).
6. Pretende-se com este Jornal/Revista a possibilidade de criar diálogos entre os vários protagonistas da escola, e principalmente permitir a pluralidade de ideias e opiniões, mesmo com aqueles que normalmente possam não ter voz activa, por isso a expressão etc. que substitui “os restantes” tem todo esta carácter significante.
7. Este Jornal/Revista procura a integração de culturas, para isso propõe-se como espaço de criatividade e de pluralidade. Onde as culturas propostas pelo currículo interagem com os interesses dos alunos, tentando abranger todos os processos de aculturação que acontecem no espaço escolar.
Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: