ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

Visita de Estudo ao Castelo de Santa Maria da Feira e Visionarium


No dia 24 de Janeiro, saímos da Escola dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico de S. Bernardo às 8:45 e chegámos a Santa Maria da Feira por volta das 9:30. Quando saímos do autocarro, fomos ver o Castelo.
O Castelo é muito bonito e antigo. Lá, pudemos visitar a Praça de Armas, Torre de Menagem, Torre do Poço, Tenalha, Torre de Casamata e a Capela.
A sua origem está no séc. X, isto é, antes da constituição de Portugal. Habitaram-no os Muçulmanos e depois os Cristãos, antes da formação de Portugal. Mais tarde, foi habitado pelos Portugueses.
Ex-libris de Santa Maria da Feira, é considerado como um dos exemplos mais completos da arquitectura militar medieval portuguesa, uma vez que nele se encontra representada a vasta gama de elementos defensivos empregados nesse período.
Depois de almoçarmos, visitámos o Visionarium por volta das 13:30. Fomos divididos em grupos e entrámos na Mini-Oficina ”Viagem ao interior das Plantas”.
Depois da observação de um filme, fomos separados em 5 grupos e cada grupo relacionado com um dos cinco sentidos. Através de experiências relacionadas com os sentidos, aprendemos a descobrir a grande diversidade que há de plantas e a sua importância na nossa vida.
A seguir, fomos para a Mini–Oficina “À volta do Caracol“. Foi a actividade que nós gostámos mais. Lá mostraram-nos um caracol chamado Hélix Aspersa. A sua alimentação é variada: come alfaces, ervas, couves, etc, por isso é um herbívoro. Os seus predadores são: galinhas, seres humanos, caranguejos, etc.
O caracol é constituído por quatro antenas: as de baixo para o tacto e as de cima têm os olhos; também é constituído por uma concha. O habitat do caracol é numa horta ou num jardim. O caracol é ovíparo. Ele desloca-se por ondulações e deita muco que é uma espécie de baba pegajosa que o faz rastejar.
Por fim, visitámos as salas “Odisseia do Universo”, “Odisseia da Terra” e “Odisseia da Vida”.
Por volta das 18:00, partimos de Santa Maria da Feira em direcção a S. Bernardo e chegámos por volta das 18:40.
Gostámos muito desta visita de estudo.

Alunos do 5º D

Advertisements

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: