ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

Visita De Estudo em Terras de Santa Maria

No dia 24 de Janeiro de 2008, todas as turmas do 5º ano, da EB 2,3 de São Bernardo, saíram para uma visita de estudo a Santa Maria da Feira. O castelo e o Visionárium eram os locais a visitar.
Depois da chegada e de um pequeno lanche, e já dentro do Castelo, assistimos a um filme que mostrava o castelo e alguns objectos antigos nele descobertos, tais como louças de barro, moedas, ferramentas… De seguida, fomos a um subterrâneo onde vimos uma cisterna e as peças encontradas pelos descobridores. Visitámos, ainda, diferentes torres: a torre dos prisioneiros, a torre da tortura e a torre da lenha. Passámos, também, num grande salão de festas que tinha duas lareiras enormes e era aí, com certeza, que o rei almoçava e jantava, enquanto os bobos divertiam toda a corte. Tivemos o privilégio de conhecer a capela e uma casa de banho do tempo dos reis.

Chegada a hora de almoço, regressámos ao autocarro e seguimos para o Visionárium. Aí, aproveitámos as instalações do parque para almoçar e também para brincar.
No Visionárium, assistimos a um filme que nos explicou o que iríamos ver nas diferentes salas. A primeira sala foi a do Corpo Humano. Havia informações sobre os ossos, os músculos e a composição de um olho e de um ouvido. De seguida, fomos à sala do Universo onde pusemos um foguetão a descolar numa rampa de lançamento e fizemos muitas outras experiências sobre a gravidade. Depois, fomos para a sala da Informação onde vimos os computadores e tudo o que está relacionado com informática. Havia um computador que nos fazia perguntas e nós só tínhamos que responder sim ou não. Havia outro computador que mandava uma mensagem do espaço e, se eu me lembro, era “O dia não conhece a noite e a noite desconhece o dia”. Visitámos, também, a sala dos Cinco Sentidos onde fizemos experiências sobre o Olfacto, a Visão, o Tacto, o Paladar e a Audição. Para testarmos o nosso Olfacto, cheirámos alguns frascos que continham aromas de diferentes plantas. Relativamente à Audição, o teste consistia em descobrir diferentes sons emitidos por um CD. Para a Visão, tivemos que identificar e associar as folhas às respectivas árvores. Quanto ao paladar, tivemos que provar diversos alimentos e descobrir a que é que sabiam. Finalmente, para o tacto, nós tocávamos em sementes e tentávamos descobrir a que plantas pertenciam. Visitámos a sala do Caracol para medirmos a sua força e ver onde se situavam os seus olhos e a sua boca. Para medirmos a força que o caracol tinha, prendemos uma faixa ao mesmo e colocámos, em cima da faixa, umas fichas de metal que pesavam um grama. O número de fichas colocadas em cima da faixa indicou-nos a força que o caracol tinha. Para vermos onde se situavam os olhos e a boca do caracol, recorremos ao uso de uma lupa.


Gostei muito da visita de estudo porque me permitiu, de uma forma divertida, conhecer um pouco do passado e ajudou-me a compreender melhor alguns aspectos da ciência e do corpo humano.

Eduardo Simões Araújo, 5º E, Nº7


No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: