ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

Ria de Aveiro

A Ria de Aveiro é uma região lagunar do litoral norte do nosso país que se estende por cerca de 45km desde Mira (a Sul) até Ovar (a Norte).
A Ria de Aveiro está em contacto com três meios distintos que vão influenciar as propriedades das suas águas, bem como a sua biodiversidade: o mar, os rios e o meio terrestre. Do mar, com as correntes das marés, há a entrada de água salgada e a saída da água da ria. Dos rios recebe a água doce que se mistura com a água do mar. Do meio terrestre recebe as escorrências que correm para a ria transportando nutrientes, sedimentos e poluentes.
A água da Ria de Aveiro, devido às suas características, é uma água salobra (isto é: menos salgada do que a água do mar). A sua salinidade varia:
– Com a localização do sítio em que estamos: a água é mais salgada perto da barra (está mais perto do Oceano Atlântico) e menos salgada em locais afastados da barra;
– Com as marés: a salinidade é mais elevada na praia-mar do que na baixa-mar;
– Com a precipitação existente na região: a água da ria é mais salgada quando chove pouco (Primavera, Verão) do que em períodos em que chove mais (Outono, Inverno).
A Ria de Aveiro é uma referência muito importante para os habitantes da nossa região. Ela pode ajudar-nos a compreender a problemática da água no nosso planeta: nós podemos ver uma grande superfície de água mas, tal como acontece no “planeta azul”, ela apresenta características que a tornam imprópria para o consumo humano.
Prof. Paula Sofia G. Ramos – E.B. 1 de Vilar

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: