ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

Visita de estudo à Ria de Aveiro

No âmbito do Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, os alunos das turmas do 4.º ano de escolaridade das Escolas do 1.º Ciclo de Vilar e de Areias de Vilar realizaram uma visita de estudo à Ria de Aveiro, no dia 19 de Junho. Com esta actividade propusemo-nos dar a conhecer uma pequena parte da Ria de Aveiro, um património natural de grande referência na nossa região.
A visita realizou-se de barco. Para a maior parte dos alunos, esta foi a primeira vez que navegaram nas águas da ria e o seu encantamento era notório.
Durante a actividade houve uma mobilização das aprendizagens realizadas em sala de aula para o contexto real. Lembraram-se diversas espécies de peixes e aves que encontraram nesta laguna condições ideais para viverem e observaram-se diferentes espécies vegetais. As aprendizagens adquiriram um sentido especial, fazendo com que certamente perdurem mais tempo na sua memória.
E se a biodiversidade da Ria de Aveiro foi um importante eixo estruturador desta actividade, outro não menos importante refere-se às características das suas águas. A Ria de Aveiro está em contacto com três meios distintos que vão influenciar as propriedades das suas águas, bem como a sua biodiversidade: o mar, os rios e o meio terrestre. Do mar, com as correntes das marés, há a entrada de água salgada (na praia-mar)e a saída da água da ria (na baixa-mar). Dos rios recebe a água doce que se mistura com a água do mar. Do meio terrestre recebe as escorrências que correm para a ria transportando nutrientes, sedimentos e poluentes.
A salinidade da água da Ria de Aveiro fez-nos reflectir sobre a problemática da água e ajudou-nos a compreender o que se passa em termos mundiais: aos nossos olhos surge uma extensa superfície de água mas que apresenta características físico-químicas (especialmente a salinidade) que a tornam imprópria para consumo, tal como acontece com a maior parte da água do planeta “azul”. Na realidade, não sentimos na nossa região o problema da escassez de água doce mas pretendemos que os nossos alunos sejam cidadãos informados e reflexivos e percebam que nem toda a água que surge aos seus olhos é própria para o consumo imediato do homem e que, por isso, como todos os habitantes da Terra temos o dever de reduzir os nossos gastos de água.
Esta, como outras acções desenvolvidas ao longo do ano, procuraram desenvolver uma cidadania ambiental nas nossas crianças pois, como eles próprios já perceberam, “para a natureza preservar, temos de a conhecer e amar”.
Para a concretização desta actividade contámos com o apoio da Junta de Freguesia da Glória e da Câmara Municipal de Aveiro, a quem dirigimos o nosso agradecimento.
Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: