ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

Área de Projecto 6º B “Campus Floridus”

O tema da nossa Área de Projecto, este ano na escola é: “Humanização da Escola” e o sub tema escolhido por nós, a desenvolver na turma, é “Campus Floridus”.
Pretendemos com este sub tema embelezar a Escola, tornando-a mais agradável com mais plantas nas salas de aula e nos espaços de convívio.
Neste âmbito tencionámos implementar uma pequena estufa, para cultivar algumas plantas.
No primeiro período lectivo, para angariar alguns fundos, criámos e produzimos calendários anuais.

No segundo período, desenhámos e seleccionámos o projecto da nossa estufa.
Dispusemos da ajuda e empenho de alguns Encarregados de Educação para a implementação da estufa, que ficou localizada num pequeno espaço da nossa Escola.

Solicitámos, dentro do possível, a cedência de sementes, terra, herbicidas, fertilizante e algumas ferramentas à Câmara Municipal de Aveiro e à Junta de Freguesia de São Bernardo, que precisámos para iniciar e promover a manutenção e arranjo das plantinhas.
No dia 5 de Março de 2008, pelas 8:30, veio à escola o Encarregado de Educação, pai de uma aluna, a Ana Margarida, trazer a estufa. O senhor Paulo Rodrigues com os seus ajudantes, pegaram nela com as mãos e poisaram-na no sítio que escolhemos; a estufa tinha exactamente as medidas previstas.

Foram colocadas estacas para a estufa ficar fixa no chão (local que foi previamente escolhido por nós) e para se poder movimentar quando for necessário.

A estufa por dentro é grande, quente e confortável.
Agradecemos o grande apoio do senhor Paulo Rodrigues e da firma Concretex, a qual fica em Oliveirinha.

A 23 de Abril, visitou-nos a Mãe do nosso colega João Pedro Teixeira. A dona Rosa trouxe-nos de presente um saco de “Turfa”, um saco de “Vermiculite”, sementes de Manjericos e Cabaças e respectivamente três tabuleiros / viveiros para as semear.

Explicou-nos o melhor método para plantar as flores, adubar e regar.
No dia 7 de Maio, continuámos a nossa faina de plantar novas plantas; desta vez, decorativas, tais como, “cravos-da-Índia” e “flores recortadas”

 

Todos os dias, rotativamente fomos regando as nossas flores.
Entretanto, como os manjericos foram crescendo e aproveitando a actividade “Marchas Populares na Escola”, transplantámo-los para pequenos vasos (uns feitos com as bases das garrafas de água, outros de copos de plástico para café). 


Subjacente a este processo, desenvolvemos uma actividade que consistiu na execução de pequenos vasos de manjericos feitos em bidimensional com papel autocolante verde e vermelho; para os embelezar tivemos a ideia de pesquisar vários versos alusivos à época dos Santos Populares e escreve-las em pequenas bandeirinhas que foram coladas com palitos aos manjericos.

No dia 24 de Junho, aquando da realização da actividade / desfile das marchas populares, vendemos à comunidade escolar os manjericos transplantados a um preço simbólico.


 Como balanço final, consideramos que todo o empenho e trabalho que tivemos foi bastante positivo, o que nos deixa muito orgulhosos.

Os alunos do 6ºB
24 de Junho de 2008

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: