ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

Levanta-te e Actua 2008

Dia 17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da pobreza. Nesse dia a nossa escola vai participar no “Levanta-te e Actua” para ajudar a estabelecer um novo recorde do Guinness.
O “Levanta-te e Actua” vai, por todo o Mundo, pressionar os governantes e relembrá-los das suas promessas aquando da assinatura da Declaração do Milénio. Somos a primeira geração que pode erradicar a pobreza.
As turmas que vão ter aula de EMRC nesse dia, vão aderir a esta causa. Para participar, foi necessário fazer uma inscrição da escola no site www.levanta-te.org. Depois de realizarmos a nossa acção será necessário fazer um registo nesse mesmo site com o número de pessoas que participaram na acção, para poderem ser contabilizadas para o recorde.
Entretanto, pela escola já foram colados alguns cartazes, com frases alusivas ao dia da erradicação da pobreza… Só para nos lembrarmos que existe pobreza e que podemos fazer alguma coisa para a erradicar.

 

 

“O QUE É O “LEVANTA-TE E ACTUA”?

É um apelo global para agir contra a pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Em todo o mundo entre os dias 17 e 19 de Outubro, as pessoas vão, literal e simbolicamente, levantar-se e fazer-se ouvir exigindo que os seus governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

No ano passado, mais de 43 milhões de pessoas participaram e estabeleceu-se um novo Recorde Mundial Guinness. Portugal contribuiu com mais de 65 mil vozes nesta iniciativa. Este ano, queremos voltar a bater esse recorde para que a mensagem seja ainda mais ouvida. Cada um e cada uma de nós conta!

PORQUÊ 17 DE OUTUBRO?

Há 26 anos, a 17 de Outubro, foi criado o Dia Mundial Para a Erradicação da Pobreza Extrema, de forma a assinalar a defesa dos direitos humanos e o combate à pobreza no mundo. Liderados pelo Movimento ATD Fourth World, aconteceram diversos eventos públicos a nível mundial 1992, ano em que as Nações Unidas reconheceram essa data como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.Desde a sua criação, este dia tem-se tornado uma oportunidade de protesto para todos os cidadãos e cidadãs que acreditam poder contribuir para a erradicação da pobreza extrema.

QUAL É A MENSAGEM?

O slogan central em 2008 é “Levanta-te e Actua”. As coligações de cada país determinam depois as suas mensagens políticas de acordo com as prioridades nacionais, baseadas na Declaração de Beirute e reafirmadas na Declaração de Montevideu do GCAP. Em Portugal, a mensagem política central é “Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio”, que tem foco nos temas:

– Prestação pública de contas, boa governação e cumprimento dos direitos humanos;

– Mais justiça no comércio internacional;

– Aumento em quantidade e qualidade da ajuda pública para o desenvolvimento (APD);

– Perdão da Dívida Externa dos países mais pobres;

– Obtenção e superação dos ODM;

– Luta contra as desigualdades e promoção da igualdade de género e oportunidades.”

(texto retirado do site www.levanta-te.org)

Anúncios

1 Comentário»

  Levanta-te e Actua 2008 « etc wrote @

[…] No dia 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da pobreza, os alunos da escola EB 23 de São Bernardo participaram no “Levanta-te e Actua” para ajudar a estabelecer um novo recorde do Guinness. Conscientes da problemática da pobreza, durante as aulas de EMRC, os alunos participaram com entusiasmo nesta acção de solidariedade activa. Esta acção, promovida nesta escola pela professora Mónica Pires, permitiu que a escola se juntasse a milhares de escolas por todo o mundo a fim de pressionar políticos e responsáveis directos para esta problemática da pobreza. ver notícia anterior […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: