ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

O Pássaro da Alma

passarodaalma1
No âmbito do Projecto “Vamos Ler + na Biblioteca”, a obra escolhida como “O Livro do Mês”, em Dezembro, foi O Pássaro da Alma de Michal Snunit.
Considerado, por excelência, o mês dos afectos a selecção recaiu sobre um livro que conjuga de forma tão harmoniosa conteúdo e ilustrações que simbolicamente representam vasto número de sentimentos.
É uma obra lindíssima que nos explica o que é a alma através da metáfora de um pássaro. De forma poética e única somos convidados a “voar” dentro do nosso mais íntimo e profundo sentir para perceber aquilo que sentimos, como o sentimos e porque o sentimos.
“(…) Decerto querem também saber de que é feito o pássaro da alma.
Ah, isso é mesmo muito fácil:
É feito de gavetas e mais gavetas.
(…)
E como tudo o que sentimos tem uma gaveta,
O pássaro da alma tem imensas gavetas.
A gaveta da alegria e a gaveta da tristeza.
A gaveta da inveja e a gaveta da esperança.
A gaveta da desilusão e a gaveta do desespero.(…)”
passarodaalma2

Este livro atingiu reputação internacional tendo sido traduzido em mais de 25 línguas. A sua autora é israelita e tem sido considerada uma das melhores escritoras infantis contemporâneas. A sua obra originalmente destinada às crianças tem conquistado os adultos com o mesmo entusiasmo.

No mês de Dezembro, foram vários os alunos que ouviram a sua leitura na Biblioteca.
Como motivação inicial foi utilizado um pássaro em ponto grande e várias palavras e frases, representativas de sentimentos, espalhadas pelo chão. O objectivo era que os alunos antecipassem o conteúdo do livro e relacionassem frases, sentimentos e ilustração em si.
Após o diálogo inicial, os alunos ouviram ler, confrontaram as suas antecipações sobre o conteúdo do livro, partilharam opiniões sobre o mesmo e exploraram as imagens mais significativas.
Posteriormente, associaram cada sentimento à cor da “gaveta” correspondente e colocaram cada uma das frases na “gaveta” correcta (de acordo com o sentimento que cada uma evidenciava: ex. Preguiça: Mãe, são só mais cinco minutos na cama!; Esperança: Acredito que o meu irmão vai ficar bom depressa!).
passarodaalma3
passarodaalma4
No final, cada um escolheu uma tira de papel da mesma cor que o sentimento seleccionado e escreveu uma frase pessoal de acordo com o mesmo.
As frases, sendo pessoais, foram “fechadas nas gavetas” e não podem ser divulgadas sem autorização do “dono do pássaro”. No entanto, ficam duas opiniões escritas nos cupões do concurso “O Livro do mês”, tão deliciosas quanto o livro:
“Serve de inspiração para as pessoas que não controlam os sentimentos”
“Estava tudo maravilhoso conseguiu mesmo abrir a gavetinha do afecto. Espero que o meu pássaro se torne mais obediente.”

Sofia Morais

Advertisements

1 Comentário»

  Ana wrote @

Excelente maneira de contar este belo livro.
A primeira vez que o li à minha filha ela tinha cerca de 3 anos.
Adorou !
Agora com 6 anos a Profª pediu aos pais para contar 1 historia, ela escolheu esta.

Espero sair-me tão bem quando a Sofia e de alguma forma leva-los a perceberem que todos nós temos mtas gavetas, quer boas quer más.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: