ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

Chocolata

untitled-12A partir do segundo período, os alunos do 1º ciclo, que não participaram numa actividade de leitura dinamizada pela Biblioteca Municipal de Aveiro, vêm à Biblioteca do Agrupamento de S. Bernardo para ouvir a leitura de uma obra do Plano Nacional de leitura.
untitled-22

Durante o mês de Fevereiro várias foram já as turmas que assistiram à leitura da obra seleccionada para os alunos do 1º e 2º ano: Chocolata escrita por Marisa Nunez e ilustrada por Helga Banch.
A avaliar pela reacção dos alunos vale a pena descobrir e ler esta narrativa protagonizada por Chocolata, um hipopótamo fêmea, que decide experimentar uma casa de banhos que acabara de abrir na cidade.
O humor intensifica-se assim que Chocolata chega à cidade e tenta adaptar-se aos hábitos urbanos como ir às compras, ao café ou mesmo passar a noite num hotel! Até ao regresso à lagoa onde vive várias são as suas aventuras e emoções…
untitled-4

Em simultâneo com a leitura, auxiliada por meio de projecção em data show, os alunos são envolvidos em diversos jogos de descoberta da narrativa: exploração de objectos (estojo de beleza, toalha, champô, gel de banho…) para antecipar as personagens e os locais onde se poderão desenrolar as peripécias…ordenação de sílabas para desvendar o nome da personagem principal… análise da capa para perceber o porquê do nome (inicialmente estranho que os leva a sugerir que é “uma personagem muito gulosa”, “feita de chocolate”…).
No final, há o confronto com as previsões iniciais, as opiniões e comentários, o contacto com novos objectos e o momento que causa a maior surpresa das crianças…a descoberta de outra personagem: é um pica-boi que está sempre presente, não fosse ele o seu amigo inseparável, e que conta a sua história, em paralelo com a da Chocolata, só através das imagens.
Através de uma observação “mais atenta” das imagens, e descentrada da Chocolata, os alunos ouvem então contar as peripécias deste pássaro que volta da cidade acompanhado pela Chocolata e não só…
De uma forma divertida e repleta de aventuras, em plena selva africana, a autora transporta-nos da ficção para a realidade levando-nos a valorizar a importância dos animais viverem onde se sentem felizes…no seu habitat natural! Por isso, os alunos têm ainda a oportunidade de observar imagens reais e “saber+” sobre estas duas personagens.
Os pormenores que mais fascinam as crianças é o facto de que o hipopótamo deve manter sempre a pele hidratada (com água, lama e um líquido vermelho que liberta) e que o pica-boi mantém com ele uma relação especial já que lhe come os parasitas que o atormentam e o avisa da chegada de inimigos!
A dinamizadora
untitled-33
untitled-51

Sofia Morais

Advertisements

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: