ETC

Jornal Electrónico do Agrupamento de Escolas de São Bernardo

A 2ª Revolução Industrial

Ao longo do séc. XIX a Inglaterra liderou o processo de industrialização, sendo o país que mais produzia e exportava. Os lucros deste comércio eram reinvestidos em novos negócios, na Inglaterra ou no estrangeiro.

Durante este período, a Revolução Industrial alastrou-se a outros países da Europa, aos Estados Unidos e ao Japão. Na Europa, depois da Inglaterra e da Bélgica, a Alemanha e a França foram os países em que a indústria mais se desenvolveu.

Os Estados Unidos da América tinham uma população jovem e muita mão-de-obra vinda de emigrantes europeus. Este país destacou-se ainda pelas inovações na ciência e nas técnicas.

O Japão começou a sua industrialização nos finais do século XIX. Quando os Americanos tentaram obrigá-lo, pela força, a abrir uma revolução para modernizar o país, iniciando a era Meiji. Foram construídas fábricas e caminhos-de-ferro e desenvolveram-se os setores da construção naval e da indústria têxtil algodoeira.

Por volta de 1870 deu-se a segunda Revolução Industrial.

Na segunda metade do século XIX deram-se avanços significativos na ciência e nas técnicas que permitiram a utilização de novas fontes de energia: a eletricidade e o petróleo (gasolina e gasóleo).

Apareceram indústrias novas, tais como a indústria química, a indústria de materiais elétricos. A indústria do aço desenvolveu-se muito, devido à construção de máquinas, pontes, arranha-céus e caminho-de-ferro.

Na indústria de aparelhos elétricos desenvolveu-se a produção de diversos eletrodomésticos e meios de comunicação: telégrafo (inventado por Samuel Morse), o telefone (inventado por Alexander Bell) e a telefonia (inventada por Marconi).

 

 

 

 

 

 

 

A Revolução dos Transportes iniciou-se com a aplicação da máquina a vapor ao barco (invenção de Fulton, em 1803) e à locomotiva (invenção de Stephenson, em 1816). A navegação a vapor fazia o transporte regular de pessoas e mercadorias entre os continentes.

O barco a vapor permitiu a deslocação de milhões de pessoas da Europa para a América. Nos transportes terrestres destacou-se o comboio, que se tornou o mais importante meio de transporte de pessoas e mercadorias.

Autores: Ana Tavares, Fábio Pereira, Patrícia, Matilde Hilário – 8ºA

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: